O mel de abelha nativa Tamuá envolve o Circolo Italiano

Os parcipantes à palestra sobre abelha nativa sem ferrão e mel Tamuá, no Circolo Italiano. Outubro de 2010. Foto: Luca FanelliNa noite do dia 6 de outubro, uma aconchegante sala do Circolo Italiano (São Paulo) lotou de gente – principalmente italianos, ou descendentes de italianos, mas não só – para conhecer, teórica e praticamente o mel de abelhas nativas sem ferrão. Para muitos, a existência destas abelhas era uma novidade.

O encontro, promovido pela Associazione dei Piemontesi nel Mondo di São Paulo, surgiu de uma idéia do presidente da Associazione, Giovanni Manassero, e de Luca Fanelli. A palestra sobre as abelhas nativas, e as questões sociais, econômicas e ambientais relacionadas à estas, bem como sobre as características do mel, foi ministrada pelo mesmo Luca (baixar aqui a apresentação, em italiano). Além das questões gerais, a palestra teve um foco no “convidado especial” da noite, o mel de jandaira Tamuá, produzido pelas comunidades do Vira Sebo e do rio Guajará, na região da resex Renascer (município de Prainha, Amazônia, Pará).

O jantar no restaurante do Circolo Italiano após a palestra. Outubro de 2010. Foto de Luca FanelliEm seguida, Cénia Salles, lider do Convivium do Slow Food de São Paulo apresentou a filosofia e as atividades de Slow Food, dando destaque para as fortalezas brasileiras e o iminente Terra Madre.

A noite continuou com um ótimo jantar convival no restaurante do Circolo, que se encerrou com a degustação do mel Tamuá, apreciado por muitos pelo paladar intenso, levemente cítrico e frutado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s