Piracui marca presencia no palco da gastronomia de São Paulo

A Semana Mesa SP, um dos mais importantes eventos gastronômicos da America Latina,  chega neste ano à sua 4ª edição; o tema deste ano é “O que a gastronomia pode fazer pelo planeta?”, o que mostra uma incipiente, mas sempre mais forte propensão do mundo da gastronomia a olhar “fora das paredes” do restaurante.

Depois de oito meses da degustação de receitas variadas no Restaurante Julia, organizado pelo Instituto Slow Food São Paulo, o piracui Tamuá volta às cenas na Semana Mesa SP, graças à uma receita do chef Gustavo Rocha, o Guga. A receita faz parte de um prato, e de uma palestra (Poke de filhote com guioza de piracuí ao molho de açaí), que comemora a figura do Paulo Martins, importante chef paraense, fundador do “Lá em casa”, recentemente falecido.

Guga mostrando o seu prato na Semana Mesa SP. S. Paulo, outubro de 2010. Foto de Elise Racicot

Guga mostrando o seu prato na Semana Mesa SP. S. Paulo, outubro de 2010. Foto de Elise Racicot

“Eu não quis fazer culinária paraense – comenta o Guga – tentando imitar o maestro, mas sim unir tradições diferentes e valorizar produtos da Amazônia…. Ás vezes nós procuramos produtos de fora, e não conhecemos as matérias primas brasileiras, interessantíssimas”.

Dito-feito: o prato, “Poke de filhote” com “Gyosa de piracui ao molho de açaí” une ingredientes amazônicos e culinária oriental, inovando, e ao mesmo tempo exaltando os gostos dos produtos originais. E, para propiciar um conhecimento não só do produtos, mas do contexto nos quais eles nascem, foi dado na palestra amplo espaço para apresentar um pouco da população das comunidades da Resex Renascer e do seu entorno e de onde o piracui vem.

Poke de filhote com guioza de piracuí ao molho de açaí, outubro de 2010. Foto de Elise Racicot

Poke de filhote com guioza de piracuí ao molho de açaí, outubro de 2010. Foto de Elise Racicot

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s